Renovação

Tudo o que você precisa saber sobre a renovação do certificado digital.

  • Qual é o período de vigência do meu Certificado Digital?

    A data de validade do seu Certificado Digital pode ser verificada na Central de Testes da Certisign, desde que o certificado esteja conectado/instalado no computador.

  • É necessário renovar o meu Certificado Digital? Se sim, como?

    Sim, o Certificado Digital é um documento eletrônico que possui validade, assim como a Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte etc.

  • Solicitei a renovação do meu Certificado Digital de forma on-line. Há um prazo para realizar a emissão?

    Sim. Tanto para solicitar a renovação, quanto para emitir o Certificado Digital a ser renovado, o prazo é a data limite da validade do Certificado em questão.
    Tenha atenção aos prazos. Lembre-se: o processo de renovação somente é concluído após a emissão do Certificado Digital.

  • Solicitei a renovação do meu Certificado Digital, efetuei o pagamento, mas não realizei a emissão dentro do prazo limite estipulado no e-mail. Como proceder?

    Neste caso, será necessário realizar o procedimento de uma nova solicitação (sem custos). Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para ter acesso ao passo a passo.
    Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) Certisign
    sac@certisign.com.br | (11) 3478.9444 (São Paulo) ou 0300 789 2378 (para todo o Brasil)
    Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

  • Como posso realizar a renovação?

    Validação eletrônica
    Para quem:
    – possui um Certificado Digital válido;
    – possui Certificado Digital tipo A1 ou A3;
    – fez a última validação dos documentos de forma presencial;
    – possui mídia criptográfica compatível com o novo padrão V2 (apenas Certificados A3).
    Processo:
    Você solicita a renovação e se identifica de forma eletrônica utilizando o Certificado Digital válido. Todo o procedimento é on-line. Ou seja: isenta a necessidade da reapresentação dos documentos presencialmente.
    Validação eletrônica,com aquisição de mídia criptográfica
    Para quem:
    – possui um Certificado Digital válido;
    – possui Certificado Digital tipo A3;
    – fez a última validação dos documentos de forma presencial;
    – não possui mídia compatível com o novo padrão V2.
    Processo:
    Você solicita a renovação e se identifica de forma eletrônica utilizando o Certificado Digital válido. Todo o procedimento de renovação é feito on-line, mas a retirada da mídia deve ser feita em um Ponto de Atendimento ou é possível solicitar a entrega via Correios. Obs: para a retirada da mídia, não precisa ser o titular do Certificado Digital.
    Validação presencial
    Para quem:
    – possui Certificado Digital dentro da validade ou expirado;
    – possui Certificado Digital tipo A1 ou A3;
    – realizou a última validação de forma eletrônica;
    – possui mídia criptográfica compatível com os padrões V1 ou V2 (apenas Certificados A3).
    Processo:
    Você solicita a renovação de forma on-line e se identifica de forma presencial em um dos Pontos de Atendimento (gratuito). Se preferir,
    vamos até você em qualquer localidade do Brasil ou exterior (preço sob consulta).
    Validação presencial,com aquisição de mídia criptográfica
    Para quem:
    – possui Certificado Digital dentro da validade ou expirado;
    – possui Certificado Digital tipo A3;
    – realizou a última validação de forma eletrônica;
    – não possui mídia criptográfica compatível com o V2.
    Processo:
    Você solicita a renovação de forma on-line e se identifica de forma presencial em um dos Pontos de Atendimento (gratuito) para a validação dos documentos e retirada da mídia criptográfica. Caso prefira, vamos até você em qualquer localidade do Brasil ou exterior (preço sob consulta).

  • Como posso verificar se a minha mídia é V2?

    Acesse aqui a nossa central de testes.

  • Posso solicitar a renovação do meu Certificado Digital utilizando o sistema operacional Mac OS?

    Não. O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

  • O que significa padrão V2?

    Devido a Resolução nº 65 da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, desde janeiro de 2012, as Autoridades Certificadoras brasileiras devem obrigatoriamente emitir Certificados Digitais no novo padrão V2. São Certificados Digitais tecnologicamente mais avançados que a versão anterior, pois passaram de 1.024 para 2.048 bits.
    As mídias da versão anterior V1 não suportam a capacidade computacional do novo padrão V2. Desta forma, é necessária a aquisição de uma nova mídia. A maioria dos Certificados Digitais a serem renovados foram emitidos antes de 2.012 e, portanto, terão que ser renovados em uma nova mídia criptográfica padrão V2.
    Fique tranquilo. Durante o processo de renovação será realizado teste para a verificação se a sua mídia é compatível com o padrão V2. Você será redirecionado automaticamente para a etapa que atende as suas necessidades.

  • Sempre que o meu Certificado Digital estiver prestes a expirar posso realizar a renovação com validação eletrônica?

    Não. A renovação com validação eletrônica é limitada a uma ocorrência precedida por uma validação presencial para a emissão do Certificado Digital.

  • Posso alterar os dados do meu Certificado Digital durante a solicitação de renovação?

    Renovação com validação eletrônica: você poderá alterar seu e-mail e o optar por um novo tipo de mídia (Cartão/Token). Qualquer outra alteração não será considerada como renovação, mas, sim, a compra de um novo Certificado Digital.
    Renovação com validação presencial: você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital.

  • Para que serve a senha de renovação?

    Essa senha é necessária para emissão da renovação do Certificado Digital. A criação desta senha é solicitada durante o processo de renovação.

  • Erro 604: O que devo fazer?

    Este erro é causado porque já existe um pedido de renovação com o pagamento em aberto. Para ter acesso à segunda via do boleto, clique aqui.
    Caso não consiga gerar o boleto, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor: sac@certisign.com.br.

  • Erro 400 – Acesso Negado: O que significa e o que devo fazer?

    Este erro é significa que você está tentando renovar o Certificado Digital sem tê-lo instalado no computador. Verifique se o Certificado Digital está plugado.

  • Posso solicitar a renovação em qualquer navegador?

    Para realizar a renovação é necessário que você utilize um dos seguintes navegadores: Internet Explorer 6, Internet Explorer 7, Internet Explorer 8, Chrome ou Firefox, desde que seja no sistema operacional Windows.

    O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

  • Quando tenho que renovar o meu Certificado Digital?

    Recomendamos que o Certificado Digital seja renovado 45 dias antes do vencimento.
    Se você não é o titular do Certificado Digital e tem a responsabilidade do controle dos prazos de expiração, atenção redobrada quanto às datas, pois a validação presencial exige que o titular esteja presente. Atenção a férias e compromissos que possam dificultar este processo.