Validação

Tudo o que você precisa saber sobre validação de certificado digital.

  • O que é validação presencial?

    A validação presencial é o momento da confirmação da identidade do titular solicitante do Certificado Digital, seja este para pessoa física ou jurídica. Ou seja: é a ocasião em que se comprova a veracidade dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da presença do titular e a apresentação dos documentos obrigatórios.

  • Porque devo ir até um ponto de atendimento para validar o certificado?

    O Certificado Digital é um documento de identificação. Portanto, a Certisign, como uma Autoridade Certificadora, precisa comprovar a veracidade das informações inseridas na solicitação do Certificado Digital, conforme determinam as normas da ICP-Brasil.

  • Quais são os documentos/comprovantes necessários para realizar a validação do Certificado Digital?

    Pessoa Física
    e-CPF
    e-CPF Simples
    Pessoa Jurídica
    e-CNPJ
    NF-e
    CT-e
    e-CNPJ para ME e EPP

  • É possível utilizar um comprovante de residência em nome de uma pessoa da minha família?

    Não, a normativa que regula a atividade da Certificação Digital do Brasil não permite.
    Durante a validação presencial ficará documentada a autenticidade das informações fornecidas durante a solicitação do Certificado Digital. Inclusive, endereço do responsável pelo Certificado Digital.

  • Por que é necessário agendar a validação presencial?

    O agendamento é importante para evitar filas e agilizar o atendimento.

  • Posso comparecer a validação presencial sem ter agendado?

    Não. Por questões de qualidade, é necessário o agendamento prévio, conforme explicado na questão anterior.

  • Como é feito o agendamento da validação presencial?

    Existem duas maneiras de realizar a validação presencial para a emissão do Certificado Digital:
    1) Em um dos Pontos de Atendimento – serviço gratuito;
    2) Onde você preferir – serviço sujeito a disponibilidade e com preço consulta.
    São Paulo: 11 3478-9444
    Demais localidades: 0300 -789-2378

  • Quando devo agendar a validação?

    Agende a validação presencial dois úteis após a realização do pagamento efetuado por meio de boleto bancário. Caso o pagamento tenha sido realizado no cartão de crédito, agende para 1 dia útil após da data de pagamento. Estes são os períodos em que o banco e/ou administradora de cartão de crédito confirmam o pagamento à Certisign. Sem esta confirmação, não é possível realizar a validação, mesmo de posse do comprovante impresso.

  • Em caso de cancelamento ou remarcação da validação, qual é o procedimento adequado?

    Cancele ou remarque on-line. Clique aqui.

  • É aceito algum tipo de procuração para validar o Certificado?

    Certificado Digital – Pessoa Física
    Não é aceito nenhum tipo de procuração.
    Certificado Digital – Pessoa Jurídica
    A procuração é aceita somente para a representação do responsável pelo Certificado Digital, desde que o ato constitutivo da empresa não vede tal ação. As procurações devem ser públicas, lavradas em cartório e deverão ser específicas para atuar perante ICP Brasil.
    Conforme resolução 79 do Comitê Gestor da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP – Brasil), publicada no Diário Oficial da União em 07 de junho de 2010, para “comprovar que a pessoa física que se apresenta como responsável pelo uso do certificado ou como representante legal é realmente aquela cujos dados constam na documentação apresentada, é admitida a procuração somente para a representação do titular do Certificado Digital, ou seja, o(s) representante(s) legal (is) da Pessoa Jurídica solicitante, apenas se o ato constitutivo prever expressamente tal possibilidade, devendo-se, para tanto, revestir-se da forma pública com poderes específicos para atuar perante ICP – Brasil” (item 3.1.1.1, alínea “a”, item i do DOC-ICP-05, versão 3.4).
    Atenção: No caso de Certificados e-CNPJ, o representante legal da empresa perante a Receita Federal do Brasil não poderá ser representado por procuração.

  • O titular do Certificado Digital não pode se deslocar até o Ponto de Atendimento para a validação. Como proceder?

    Solicite a validação presencial por um de nossos agentes de registro no local em que você preferir. Este serviço está sujeito à disponibilidade e possui preço sob consulta.
    São Paulo: 11 3478-9444
    Demais localidades: 0300-789-2378

  • É possível realizar a validação presencial fora do Brasil?

    Sim. Para o agendamento, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC e solicite um orçamento prévio para a realização do serviço.
    São Paulo: 11 3478-9444
    Demais localidades: 0300-789-2378

  • Existe algum custo para realizar a validação presencial em meu escritório ou residência?

    Sim. Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC e solicite um orçamento prévio para a realização do serviço.
    São Paulo: 11 3478-9444
    Demais localidades: 0300-789-2378

  • Existe algum custo para realizar a validação presencial em um Ponto de Atendimento?

    Não. A validação presencial em um Ponto de Atendimento é gratuita.