Biometria será utilizada para validação do Certificado Digital em 2016

Diante dessa publicação, as Autoridades Certificadoras têm até 180 dias para iniciar a coleta biométrica em seus Pontos de Atendimento e AR's.

27 - nov - 15
COMPARTILHE

O Comitê Gestor de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira publicou no Diário Oficial da União – DOU, no dia 18 de novembro de 2015, que a tecnologia biométrica deverá ser inserida no processo de validação dos dados do requerente do Certificado Digital. O objetivo é aprimorar os mecanismos de segurança em relação a verificação da identidade do titular.

 

Diante dessa publicação, as Autoridades Certificadoras têm até 180 dias para iniciar a coleta biométrica em seus Pontos de Atendimento e AR’s.

 

A instrução normativa, ainda, determina que, dentro de um ano, o sistema utilizado para a coleta biométrica esteja operando, também, para a consulta e a checagem de dados biométricos.

 

Projeto piloto já foi executado pela Certisign

Antevendo a decisão do Comitê

Gestor, a Certisign realizou um projeto piloto em suas AR’s para entender as particularidades e estar apta a orientar à rede no momento da adaptação para a nova determinação.

 

Durante os meses de setembro e outubro, as AR’s Certisign São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília, por meio da Certibio, foram equipadas e iniciaram a coleta dos dados biométricos dos clientes.

 

A experiência mostrou que a solução precisa de pequenos ajustes técnicos e de usabilidade, porém a aceitação foi muito boa e a Certisign acredita que não terá problemas para expandir o projeto.

 

Em breve, será disponibilizado para a rede o plano de adaptação para a nova normativa. Leia na íntegra

a regulamentação federal Resolução 114.

 

Fonte: Certisign